domingo, 15 de abril de 2012

Trilha da Escada de Pedra

A Trilha da Escada de Pedra fica situada à direita da Bica de Ipu, numa extensão de aproximadamente uns 700 mts. isso, desde a ponte da Várzea do Giló até a parte debaixo da Bica de Ipu. Iniciamos a Trilha pela propriedade do Sr. Bertinho que fica logo após a ponte do Ipuçaba, no distrito de Várzea do Giló. Partindo dali, você ira desfrutar várias de cascatas pequenas, mas de grande beleza. Henrique, Chefe da APA da Bica de Ipu, nos acompanhou nesta aventura.

A vegetação é rica em espécies nativas, dentre elas a famosa palmeira do babaçú, lindas "toceiras" de Tabocas (espécie de bambu) e muitas flores nativas. Isto sem contar com vasta presença de aves que enchem os olhos desde mero observador e fotógrafo de fauna e flora e de quem assim as observá-las.

A mata ainda se encontra em bom estado de conservação, apesar de no início da trilha, a mesma, corta áreas destinadas à plantios de milho, feijão, mandioca, verduras e outras culturas. É com muita facilidade que se escuta vários cânticos de aves, onde as mesmas, parecem fazer questão de serem avistadas. Quando nos aproximamos do riacho, o nosso companheiro de trilha Henrique, Coordenador da chefia da APA da Bica de Ipu, ficou encantador com tanta beleza natural que não resistiu e foi ao riacho Ipuçaba curtir o que a natureza tem de tão belo pra se apreciar.

Vista do Mirante da Bica de Ipu do Parque Ecológico da Bica de Ipu

Durante todo o percurso, até a base da serra, antes de se chegar na famosa e quase bicentenária Trilha da Escada de pedras, o trajeto tem em torno de uns 500 mts de extensão(fala-se que esta trilha era usada pelos índios que ali viviam e servia pra ligar a parte debaixo com a parte de cima da serra).

Outra visão do Mirante da Bica de Ipu (lado esquerdo)

A seta AMARELA indica o início da descida da Trilha e a VERMELHA indica a Pedra do Descanso.


Nos escritos de Antonio Bezerra, (Notas de Viagens)por volta de 1898, o mesmo esteve aqui e descreveu a respeito desta trilha, o seguinte: " Em noite de Natal é magnífico o efeito produzido pelos inúmeros archotes(tochas), que trazem as pessoas que descem por ali para a missa. Pelo último movimento da longa enfiada de luzes dir-se-ia uma serpente de fogo, se agitando em meio da escuridão da noite."

Cícero jerônimo, Toinho Marinho e Henrique no início da descida da trilha da Escada de Pedra.

Do início da descida da trilha até o final da trilha, a extensão é de aproximadamente uns 180 mts, só de descida. É necessário muita cautela e experiência para explorá-la. Um dos momentos mais gratificantes é logo uns 20 mts abaixo encontra-se a Pedra do Descanso, é um local onde tem uma pedra que se sobressai um pouco pra fora do paredão rochoso, e de lá se aprecia a nossa bela Bica, mais a frente, o Pico do Angelim, boa parte da escarpa da Serra da Ibiapaba, parte da cidade de Ipu e muita, muita coisa bela, entre elas, pequenos lagartos, insetos, flores, plantas e árvores belíssimas, além de um paredão que nos leva a imaginar quantas vezes teremos que escalar e explorá-lo vezes e mais vezes. Imagine você, deste lugar, uma super tirolesa de uns 500 mts de descida de causar adrenalina pura???? quem sabe, um dia!!!

Visão da Pedra do Descanso

Daqui se ver toda a cidade de Ipu e todo o sertão.

Plantas exóticas que brotam das fendas das rochas durante a descida da trilha.

Belas Helicônias

Em todo o trajeto da trilha requer muito cuidado, pois a encosta é muito íngreme e não mais existe uns canos de ferro que serviam de apoio.

Mas, nem tudo é perfeito! daqui em diante as marcas de incêndios criminosos começam a serem percebidos pela grande devastação dos mesmos. Foram enormes árvores e pedras que desceram e ficaram no meio da descida(graças à Deus que não desceram). É angustiante e revoltante ver tamanha beleza ser destruída por um insano que se diz ser HUMANO. Mas, a natureza tem o vigor de Deus e ela se recupera SOZINHA quando NÓS não intervimos de forma errônea.

Esta pedra tem o tamanho de um Micro-ônibus que rolou devido aos incêndios criminosos.

Centenário Angico tombado que sustentou a pedra da foto acima. Se não fosse ele e mais outras duas árvores, a pedra, teria acabado com o antigo restaurante que ali existia. Foi coisa de Deus!!!!

Mas, a Mãe Natureza, apesar de nosso desprezo por ela, insiste pela vida.


A Trilha da Escada de Pedra pra nela andar tem que ser acompanhada por pessoas com experiência. É de difícil acesso, pois quem assim se submeter a encará-la, CUIDADO, existem muitas pedras e árvores soltas e é por enquanto, desaconselhável nela andar. Pessoas que não estejam em boas condições físicas, aconselho a não realizá-la.Negrito

0 comentários:

Postar um comentário