APA da Bica do Ipu
1. APRESENTAÇÃO
A APA da Bica do Ipu, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.354, de 26 de janeiro de 1999,
abrange uma área de 3.484,66 hectares e localiza-se no Município
de Ipu, a 391 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de
conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela BR 222 e a seguir
pela Rodovia CE 187.
2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO
Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais da Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu, que tornam este ecossistema de grande valor ecológico e turístico e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico da Bica do Ipu, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS
A APA da Bica do Ipu compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho.
A área apresenta uma paisagem de rara beleza, sendo o relevo e a vegetação exuberante, característica de Matas Úmidas, suas expressões mais notáveis, apresentando ainda, espécies faunísticas diversas.
Encravada na formação rochosa “despenhadeiro da morte”, verifica-se uma queda d’água de 130 metros de altura, formando um cenário conhecido como “véu de noiva” que integra a tão famosa Bica do Ipu, bastante visitada por turistas e moradores que a desfrutam como área de lazer e de contemplação da natureza.
Unidades de Conservação da Natureza
- Lei n. 9.985/2000 - Sistema nacional de Unidades de conservação da Natureza.
Segundo o art. 2º, I da lei 9.985/2000 entende-se por unidade de conservação o "espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, aos quais se aplicam garantias adequadas de proteção."
As unidades de conservação se dividem em dois grupos:
- unidades de proteção integral
- estação ecológica
- reserva biológica
- parque nacional
- monumento natural
- refúgio de vida silvestre
- unidades de uso sustentável
- área de proteção ambiental- APA
- área de relevante interesse ecológico
- floresta nacional
- reserva extrativista
- reserva de fauna
- reserva de desenvolvimento sustentável
- reserva particular do patrimônio natural - RPPN
0 comentários:
Postar um comentário